ENVIOS GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 39,90€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL

Dicas para preparar uma cama de bebé segura

A segurança é o aspeto mais importante a ter em conta na hora de preparar a cama do bebé. Neste artigo, damos dicas muito úteis para assegurar esse aspeto e para que o seu bebé tenha um soninho tranquilo

Como escolher a cama e o colchão certos para o bebé

Os bebés até aos 2 anos devem dormir numa cama de grades com colchão firme e bem ajustado ao tamanho da cama de modo a não haver espaço entre as grades e o colchão, de acordo com o parecer da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).

As grades devem ter no mínimo 60 cm de altura e a distância entre as barras das grades deve medir no máximo 6 cm. Ao montar a cama, é importante verificar se o estrado está bem fixo.

Como fazer a cama do bebé

A cama do bebé deverá ser feita de baixo para cima. Ou seja, os pés do bebé devem tocar no fundo da cama, para que o bebé não escorregue e para que não fique debaixo dos lençóis nem caia. 

Os lençóis deverão ser colocados na cama de acordo com a estatura do bebé, a partir do fundo da cama e ir aumentado à medida que o bebé for crescendo. Quando estiver a escolher os lençóis, privilegie o uso de fibras naturais com o algodão, uma vez que são mais respiráveis.

A APSI desaconselha a utilização de édredons, até ao primeiro ano de vida. Em alternativa, recomenda cobertores de lã ou algodão para evitar o risco de sobreaquecimento, já que é um fator de grande risco para a saúde do bebé.

Caso tenha uma proteção almofadada por dentro das grades, verifique sempre se está bem presa para que não caia sobre o bebé.

Como colocar o bebé na cama

De acordo com a SPP, a posição mais segura para deitar um bebé para dormir é de costas. Não deite o bebé com o babete colocado ou fitas/correntes para segurar a chupeta para evitar risco de sufocação. 

Por outro lado, a roupa da cama deve ficar ao nível do tronco, não ultrapassando os ombros e deixando sempre a cabeça destapada.

Evite roupa de cama

Alguns tipos de roupa de cama podem aumentar o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL), assim como um ambiente de sono inseguro, sublinha a Sociedade Portuguesa de Pediatria. 

A mesma entidade alerta, ainda, os papás para não cobrirem a cabeça do bebé: “não deve usar almofada, fralda, gorros, babetes ou outras peças que possam tapar-lhe a cabeça. Não cubra demasiado o lactente – a cabeça deve estar sempre descoberta – a roupa não deve ultrapassar os ombros e os cobertores não devem ser pesados”.

Na prática, se achar necessário aquecer o bebé, o mais seguro é vesti-lo com roupa mais quente ou mais peças, deixando de lado roupa de cama que possa colocá-lo em perigo.

Deixe os brinquedos e os peluches do lado de fora do berço 

Devido ao risco de asfixia, todos os brinquedos e peluches devem ficar fora do berço. Também deverão ser removidas almofadas e fraldas de pano. Uma cama completamente vazia é uma cama mais segura.

Não partilhe a cama com o bebé

A Sociedade Portuguesa de Pediatria é muita clara neste tópico: “dormir na cama com o bebé aumenta o risco de SMSL e o risco de asfixia. Este risco aumenta consideravelmente se os adultos que partilham a cama fumarem, estiverem muito cansados, se tomaram medicamentos calmantes ou se ingeriram bebidas alcoólicas”.

A mesma entidade alerta para o perigo de adormecer no sofá com o seu bebé e refere que, durante os primeiros seis meses, a cama do bebé deverá estar colocada ao lado da cama dos pais.

Fontes: 

dormiremseguranca.pt

doutora-cegonha.com 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos