Desenhos animados: apenas entretenimento?
Existe uma dualidade sobre o propósito dos desenhos animados para as crianças. Entre opiniões, é considerado como mero entretenimento e distração. Porém, tendo em conta outras considerações, os desenhos animados podem contribuir de uma forma muito positiva com aprendizagens e mensagens importantes. Para além disso, poderão acrescentar maiores níveis de confiança e felicidade.
Seleção e gestão
Deve existir uma seleção e gestão do que as crianças escolhem para ver, porque nem tudo será o mais adequado para assistirem e interiorizarem. Isto porque, de forma inconsciente, poderão absorver mensagens das situações que acontecem e agir por imitação.
Perceção do mundo
Um dos pontos positivos é a perceção contínua do mundo à sua volta e de que forma é que podem interagir com quem está consigo. Existem vários detalhes que vão sendo assimilados ao longo do tempo, daí ser importante que os desenhos animados tenham um contexto adequado ao seu desenvolvimento.
Melhoria do vocabulário
Ao assistirem a este tipo de conteúdo, existe também, a vantagem de resultar como uma atividade lúdica, uma vez que se divertem enquanto ouvem e repetem palavras novas, o que auxilia a sua expressividade.
Aumento da concentração
Este momento permite que as crianças aprendam a focar-se no que estão a fazer e a aumentar a concentração para não dispersarem para outra atividade, o que trará benefícios nos processos de aprendizagem.
Entretenimento saudável
O impacto dos desenhos animados na vida dos pequenos deve ser levado em atenção, porque o principal objetivo é entreter e ensinar, por isso, tudo o que transcenda o bem-estar dos mesmos, surtirá o efeito contrário.
Como em tudo, deve existir um equilíbrio! Existem várias outras formas de entretenimento que não requerem tecnologia, no entanto, com uma boa gestão e controlo, este não será um hábito negativo para os pequenos.