Dificuldades de aprendizagem: o que são?
As dificuldades de aprendizagem são consideradas uma desordem que poderá afetar algumas atividades do cérebro como: receber, processar, armazenar e comunicar. Não devem ser confundidas com preguiça, falta de inteligência ou falta de esforço!
Como identificar se a criança tem dificuldade de aprendizagem?
Identificar este tipo de dificuldades nem sempre é fácil, no entanto, existem diversos sinais que podem evidenciar que a criança necessita de ajuda. Porém, lembre-se que a mesma se desenvolve ao seu ritmo. Alguns dos sinais de alerta podem ser:
- Demora ou problemas com a fala. Aos 2 anos e meio, a criança deve conseguir falar ou dizer frases curtas
- Dificuldade para aprender cores, formas, números e letras
- Problemas de coordenação motora. Por volta dos 5 anos, os pequenos devem conseguir ter mais precisão, por exemplo, com a roupa que usam, ao abotoar um botão, ou saberem calçar-se sozinhos.
Mais tarde, poderão apresentar dificuldades de aprendizagem em:
- Ler, soletrar e falar algumas palavras
- Manter a atenção
- Lembrarem-se de informações
Como contornar este desafio?
Não existe propriamente uma causa para as dificuldades na aprendizagem. Caso identifique que o seu filho tenha dificuldades de aprendizagem, converse com o professor dele e com o pediatra para perceber se existe alguma condição.
Muitas vezes, as crianças conseguem alcançar os seus objetivos de formas diferentes, mesmo podendo demorar um pouco mais do que o normal.
Formas de ajudar a criança
- Destaque os pontos fortes da criança: ajude a criança a perceber qual é o seu talento especial e encoraje-a noutras tarefas, transmitindo a ideia que tudo é possível. É importante motivar e elogiar!
- Acompanhe o processo social e emotivo: no processo de crescimento surgem desafios que podem tornar o humor da criança mais em baixo ou irritadiço, por isso procure atividades que possam aumentar a sua confiança e reconheça cada etapa como importante, nas dificuldades e nos ganhos.
- Planeie o futuro: Ajude a criança a planear metas com vista ao seu futuro e ensine-a a considerar os seus erros como aprendizagem e a ter em conta os seus pontos fortes e interesses.
As crianças com dificuldades de aprendizagem, mesmo com as suas limitações poderão conseguir superar os obstáculos e alcançarem o sucesso!