![O vínculo afetivo estimula o desenvolvimento infantil](http://www.chuvadeamor.pt/cdn/shop/articles/artigo-estimularbebe_1024x1024.png?v=1680254042)
O vínculo afetivo estimula o desenvolvimento infantil
![O vínculo afetivo estimula o desenvolvimento infantil](http://www.chuvadeamor.pt/cdn/shop/articles/artigo-estimularbebe_1024x1024.png?v=1680254042)
Sabe porque é que é tão importante criar um vínculo afetivo com o seu bebé desde o seu nascimento? Os benefícios a longo prazo são notáveis!
Cuidar de um bebé, não passa apenas por satisfazer as suas necessidades básicas. Desenvolver um vínculo afetivo, promove o desenvolvimento integral e emocional do bebé.
Porque é que é que o vínculo afetivo é tão importante?
A resposta está na formação das ligações neurológicas nos primeiros meses e anos de vida, que são determinantes para o processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Este processo emocional inicia-se logo na gravidez, uma vez que alguns especialistas recomendam o contacto precoce com o feto, através de toques na barriga e o som da voz dos pais.
Acontece que, após o nascimento, nos primeiros meses, os bebés parecem estar apenas a contemplar o que está em redor, no entanto, estão atentos e sensíveis ao contexto emocional que os envolve.
Como é que uma ligação emocional ajuda o bebé a desenvolver-se?
Está comprovado, por meio de vários estudos, que as crianças que recebem afeto na primeira infância, conseguem lidar melhor com adversidades e frustrações. Além disso, estão aptas a construir relações confiantes e duradouras, bem como têm uma maior autoestima e resiliência.
Como posso desenvolver este vínculo?
Para desenvolver um vínculo afetivo com os seus pequenos, comece pelos estímulos mais simples:- Responda ao choro do bebé
- Quando falar com ele, olhe-o nos olhos
- Sorria e mime-o muito
- Brinque e passe tempo de qualidade juntos.
Existem momentos em que vai estar ocupada e não precisa necessariamente de o pegar ao colo para interagir com ele. Apesar do toque ser importante para transmitir segurança e afeto, a companhia e a comunicação demonstram atenção e compreensão!
Posteriormente, opte por estimular os sentidos do pequeno e comunique naturalmente sobre as situações diárias.
Será que muita atenção irá criar uma criança dependente?
Criar com vínculo afetivo não significa que a criança se torne dependente dos pais. Pelo contrário, prepara-a para explorar o mundo sem receios.
Apenas precisa de ter em atenção que dar afeto a uma criança não significa que a deixe fazer tudo o que ela quer. É necessário explicar o que é certo ou errado, porque isso será parte integrante de um desenvolvimento equilibrado e saudável. Desta forma, compreenderá melhor os seus limites e a respeitar a palavra dos pais.
Prepare o seu filho, com defesas e amor, para enfrentar todos os desafios da vida, com ânimo e leveza!