ENVIOS GRÁTIS EM TODAS AS COMPRAS EM PORTUGAL CONTINENTAL

A importância da arte para o desenvolvimento infantil

“O que mais gostaste de fazer hoje na escola?”  — por norma, quando fazemos esta pergunta aos nossos filhos, a arte e a música aparecem no topo da lista das respostas. Isso acontece porque, geralmente, essas atividades são divertidas. Além de proporcionar momentos de diversão, há outras razões para incentivar as crianças a expressarem-se de forma criativa, que poderá conhecer ao longo deste artigo.  

Melhoria das habilidades de comunicação

Quando uma criança desenha não está só a desenhar, está a comunicar visualmente. Uma criança pode desenhar para documentar uma experiência real, como brincar no parque, expressar sentimentos de alegria pintando cores vibrantes ou partilhar uma experiência emocionalmente pesada. A arte vai além da linguagem verbal para comunicar sentimentos que de outra forma não seriam transmitidos.

Maior capacidade de resolução de problemas

Quando as crianças exploram ideias artísticas, estão a testar possibilidades e a enfrentar desafios, como um cientista que experimenta e encontra soluções. 

A arte permite que as crianças façam as suas próprias avaliações, ao mesmo tempo que as ensina que pode haver mais do que uma resposta para o mesmo problema. Em vez de seguir regras ou direções específicas, o cérebro da criança envolve-se na descoberta do “como” e do “porquê”. 

Ao experimentar ou a aprender a lidar com materiais de arte de forma eficaz, as crianças estão a resolver desafios e a criar novas maneiras de lidar com resultados inesperados.

Melhoria das habilidades sociais e emocionais

A arte ajuda as crianças a aceitarem-se a si próprias, a apreciar e a valorizar os esforços dos outros. A arte promove a saúde mental positiva, permitindo que a criança mostre a sua singularidade e a sua realização pessoal. 

Desenvolvimento de habilidades motoras finas 

As habilidades motoras finas permitem que as crianças executem tarefas delicadas como virar a página de um livro ou preencher uma folha de papel com palavras. 

Segurar um pincel para pintar, cortar papel com tesoura em formas definidas, desenhar com lápis de cera ou espremer cola de uma garrafa de maneira controlada: tudo isto ajuda a desenvolver as habilidades motoras finas das crianças. 

A criação permite fomentar o pensamento livre

Criar arte permite que as crianças trabalhem com sentimentos e emoções, e referir-se a uma obra de arte acabada ajuda a criança a falar sobre sentimentos de uma maneira nova e significativa. A arte também desenvolve a criatividade da criança. 

Em vez de serem os adultos a dizer o que fazer, as respostas e as orientações vêm da criança. A arte é uma experiência que requer pensamento livre, experimentação e análise — tudo parte da criatividade.

É importante, no entanto, separar a noção de “talento” de “criatividade” — uma criança não precisa criar uma obra-prima para ter uma experiência artística significativa. A arte é um processo, não um produto. É tentador querer que a arte dos nossos filhos seja “perfeita” para provar que eles são bem-sucedidos e estão no caminho certo. 

No que diz respeito à arte, é o processo de criar — explorar, descobrir e experimentar — que tem o maior valor. Através da auto-expressão e da criatividade, as habilidades das crianças desenvolvem-se naturalmente e a sua capacidade de criar vai aumentar.

Incentive o seu filho a criar com os brinquedos da Chuva de Amor 

Na nossa loja, temos uma secção inteiramente dedicada às artes, com brinquedos para várias idades, desde conjuntos de plasticina, passando por instrumentos musicais, posters para colorir, tintas para pintar com as mãos e muito mais. Descubra todos esses artigos, aqui

Fontes: 

uptokids.pt

blacklight.mu 

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos