Lidar com o regresso ao trabalho após a maternidade
O regresso ao trabalho após a licença de maternidade é um dos momentos mais emocionais e desafiadores na vida de uma mãe. É uma fase que envolve uma mistura de sentimentos intensos, desde a alegria e o orgulho do sucesso profissional, à sensação de separação do pequenote.
Neste artigo, vamos explorar alguns dos desafios que, enquanto mães, enfrentamos entre o lado emocional e familiar e o compromisso profissional, através da partilha de sugestões e estratégias práticas que permitem restabelecer o equilíbrio.
Preparação gradual antes do regresso ao trabalho
Para não sentir a diferença repentinamente, antes do regresso ao dia a dia do trabalho, recomendamos que comece a implementar períodos curtos de separação para que se possa habituar à sensação de não ter o seu filho perto durante todo o dia e permitir que a criança ganhe esse hábito também. Esta transição, mesmo que por breves momentos, contribui para a construção de confiança tanto na mãe como no filho.
Rituais especiais para a despedida e para o reencontro
Crie rituais especiais tanto para a despedida como para o reencontro, como, por exemplo, um gesto afetuoso, uma melodia reconfortante ou até mesmo uma mensagem carinhosa. Implementar estes rituais permite criar uma rotina previsível para a criança, ajudando-a a compreender que a mãe irá sempre regressar.
Priorização do tempo de qualidade
É na qualidade e não na quantidade que reside a verdadeira magia. Concentre-se em criar momentos especiais e únicos quando está presente e entregue-se a esses instantes. Esta abordagem não só beneficia o desenvolvimento do seu filho como fortalece os laços emocionais.
Envolvimento do pai
O envolvimento ativo do pai nas atividades diárias da criança, através da partilha de responsabilidades, além de contribuir para um ambiente familiar mais equilibrado, pode aliviar a sobrecarga emocional que a maternidade lhe traz.
Partilha de experiências
Procure partilhar a sua experiência com outras mães que estejam ou tenham passado pela mesma transição. Trocar histórias, conselhos e estratégias proporciona um maior suporte emocional e permite-lhe implementar estratégias de resolução ao se deparar com algum imprevisto.
Com determinação e amor, podemos encontrar o equilíbrio entre carreira e família.
Vai ser mãe em breve e gostava de saber mais sobre os desafios que fazem parte deste percurso? Temos o artigo ideal para si: 8 desafios da maternidade e como enfrentá-los!
Nesta fase também é muito comum sentirmos um sentimento de culpa, quer seja porque sentimos que não estamos a dar a atenção necessária ou porque estamos muito tempo longe do nosso pequenote. Sabemos que este sentimento pode ser intenso e avassalador. Por isso, desenvolvemos um artigo especial para ajudar a compreender e lidar com o sentimento de culpa. Aceda aqui: Lidar com a culpa de mãe