A importância da música infantil
A música infantil é um fator chave para o desenvolvimento das crianças. Desde os batimentos do coração até às canções de embalar, a música acompanha as crianças nas suas fases da vida, mesmo indiretamente.
Os efeitos são muito positivos: podem resultar como tranquilidade, reflexão ou até como entretenimento.
A música proporciona a aprendizagem da fala, de forma eficaz, o que contribui para a expansão do vocabulário, para a melhoria da expressão verbal e da pronúncia. É um ótimo método para a aprendizagem de línguas, de uma forma divertida!
A emoção
O poder emocional da música infantil é enorme, o que permite o favorecimento de diversos benefícios para os pequenos, como: a estimulação de diferentes áreas do cérebro e a criação de novas ligações neurológicas entre os dois hemisférios, o que traduz uma maior oportunidade de capacidade para a aprendizagem. Por outro lado, a repetição de padrões interessa às crianças e nesse sentido, a música infantil favorece o desenvolvimento da memória, da coordenação motora, especificamente se for acompanhada por gestos; expressão corporal e orientação espacial.
Além disso, a música infantil estimula a criatividade, atenção e a compreensão de forma simplificada, o que confere a atuação no desenvolvimento intelectual dos pequenos.
A socialização
Outra vertente muito importante, é a ajuda extra na socialização entre as crianças, uma vez que facilita a interação e o estabelecimento de laços afetivos. Ao mesmo tempo, acaba por reforçar a autoestima e aumentar a confiança na tomada de decisões.
É notável a importância que a música tem para as crianças, já que proporciona, não só momentos de diversão, como também ferramentas para o seu crescimento são, através de situações de reflexão e aprendizagem e outras, de tranquilidade e relaxamento. A nossa sugestão passa por introduzir a música na vida dos mais pequenos e perceber que só existem mais-valias!