ENVIOS GRÁTIS EM TODAS AS COMPRAS EM PORTUGAL CONTINENTAL

Tummy time: o que é e quais os benefícios?

“Tummy time” é um termo originalmente norte-americano usado para incentivar os pais a colocarem os seus bebés de bruços por um tempo, acordados e sob supervisão de um adulto. Ao longo deste artigo, vamos aprofundar este assunto, explicando os benefícios desta prática e quais as posições recomendadas. 

Benefícios do tummy time

Ao colocar o bebé de barriga para baixo, pretende-se que ele brinque, desenvolva as suas capacidades motoras, enquanto se promove a correção de deformidades cranianas.

O tummy time favorece o estímulo motor e cognitivo do bebé, uma vez que, nesta posição, ele pode levantar e virar a cabeça, mexer livremente as pernas e começar a empurrar-se para cima com os braços.

É através destes movimentos simples que o bebé vai fortalecendo os músculos da cabeça, do pescoço, dos ombros e do tronco que, mais tarde, vão ser precisos para ele começar a rebolar, sentar, gatinhar e empurrar.

Há estudos que comprovam que o Tummy Time leva à redução do risco de Síndrome de Morte Súbitapelo que é recomendado que esta seja uma prática diária, para bebés com menos de 6 meses.

Qual o tempo de duração ideal do tummy time?

O tummy time não precisa de durar muito tempo de seguida. Comece por colocar o seu bebé nesta posição 2 a 3 vezes por dia, por períodos de 2 a 3 minutos. Além de o supervisionar, deverá também interagir com o seu bebé. 

Se vir que o seu pequenote já começa a habituar-se a essa posição e, à medida que a sua tolerância vai aumentando, pode também ir aumentando o tempo de tummy time até cerca de 30 minutos por dia.

Quais as posições recomendadas para o tummy time?

Colocar o bebé numa superfície firme e segura é a posição mais conhecida para  tummy time. No entanto, existem outras posições recomendadas que a maioria das pessoas desconhece, nomeadamente: 

  • Deite o bebé sobre o seu peito ou estômago e converse com ele, desfrutando de uma interação cara a cara. 
  • Segure o bebé no seu antebraço. Esta posição também é conhecida por aliviar os gases do bebé e deixá-lo mais confortável.
  • Depois de o bebé ter mais controlo da cabeça, utilize uma almofada para apoiá-lo.

Dicas para uma “hora da barriga” divertida

Coordene a "hora da barriga" com atividades com as quais o bebé está familiarizado, de forma a tornar este momento mais divertido. 

Coloque o seu bebé de bruços num cobertor macio várias vezes durante o dia. O cobertor não deve ser muito fofo, para que o bebé não afunde nele. Comece com períodos bem curtos, mudando a posição do bebé assim que ele começar a reclamar.

Entretenha o seu bebé durante a “hora da barriga”, conversando com ele e cantando. 

Com o passar do tempo, prolongue o tummy time, colocando brinquedos atraentes com cores contrastantes, brilhantes ou luzes à sua frente. Na Chuva de Amor, temos uma série de brinquedos ótimos para este contexto. Eis algumas sugestões: 

Coloque uma toalha enrolada sob o peito do seu bebé e ajude-o a colocar as mãos no chão. Tente adicionar o tummy time à rotina diária do seu bebé sempre que puder, mantendo-o nas posições recomendadas, que exercitam os músculos do pescoço e ombros.

Muito importante: nunca deixe o seu bebé sozinho quando ele estiver de bruços a praticar o tummy time.

E se o seu bebé não gostar do tummy time? 

Há bebés que, ao início, podem não tolerar a posição de barriga para baixo, manifestando-o através do choro, vocalizações ou mesmo bolsar. Se isso acontecer com o seu bebé, deverá introduzir esta posição mais devagar.

Por outro lado, quanto mais precoce for a introdução do tummy time, maior será a tolerância do bebé a esta posição. Comece a introduzi-la logo nos primeiros meses e durante períodos muito curtos para que o bebé tenha tempo para se ambientar a uma nova posição. Se começar logo com grandes períodos de tempo, é natural que o bebé estranhe e se sinta desconfortável, pois não está habituado. 

Fontes: 


doutora-cegonha.com

tinylove.com

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos