ENVIOS GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 39,90€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL

Dicas para organizar um baby shower inesquecível!

Aqui há uns anos, os baby showers eram algo que víamos apenas nos filmes, mas, recentemente, passou a fazer parte da realidade portuguesa e a ser um momento muito importante para as futuras mamãs, família e amigos. Planear esta festa pode parecer uma tarefa assustadora, mas certamente que vai deixar de ser, após ler este artigo! 

Antes das dicas propriamente ditas, vamos responder a algumas questões que, provavelmente, já lhe passaram pela cabeça. 

Porquê fazer um baby shower? 

Porque é divertido e produtivo. Um baby shower, também conhecido como “chá de bebé”, pode ajudar os futuros pais a se sentirem menos sobrecarregados. Também pode aliviar o stresse e a ansiedade. Mas como? 

A chegada de um bebé exige muita coisa, pelo que os presentes dos familiares e amigos mais próximos podem ajudar bastante a garantir que todas as necessidades sejam satisfeitas. Dar o essencial, como fraldas e produtos de cuidados com a pele, para o bebé e para a mamã, também ajuda a colmatar a sensação de “Será que tenho o suficiente?”.

Mas nem só de presentes se faz um baby shower. Também se faz de muitas conversas, quase todas à volta das aventuras da paternidade, naturalmente, que ajudam a descomprimir até os pais mais ansiosos. Na verdade, esse é um objetivo importante deste evento: preparar mentalmente os pais para o importante trabalho que está por vir.

Quem deve planear o baby shower? 

Qualquer pessoa que esteja disposta pode organizar um baby shower. Pode ser uma amiga, uma colega de trabalho, um familiar ou uma vizinha. Algumas grávidas planeiam os seus próprios baby showers. Não há qualquer problema, desde que se sintam bem e com energia. 

Qual é a altura ideal para fazer esta festa? 

O ideal é que o baby shower se realize entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, mas não muito mais tarde, para que a grávida tenha a energia para desfrutar em pleno deste momento. 

Também é preciso cuidado caso seja uma gravidez que requeira repouso. Por isso, o ideal é que a grávida converse com o seu médico antes de marcar a data. O mês escolhido poderá influenciar o menu e a decoração, pelo que é aconselhável definir uma data com alguma antecedência. 

Quem convidar para a celebração? 

Convide apenas as pessoas mais próximas dos novos pais para que ninguém se sinta obrigado a comparecer. Se isso significa apenas quatro amigos e os seus cônjuges, que assim seja. O número de convidados não importa. Pais, parentes próximos e algumas amigas compõem a lista de convidados ideal para um baby shower verdadeiramente memorável.

O que deverá incluir um baby shower?

É difícil planear um baby shower que agrade a todos, então tenha em mente que as preferências da futura mamã são a prioridade! Caso não seja um baby shower surpresa, certifique-se de lhe perguntar o que ela gostaria de ter nesta festa. 

Normalmente, esta festa inclui comida, alguns jogos e presentes. E, claro, muito tempo para conversar!

Deverá ser disponibilizada uma lista de presentes aos convidados? 

É importante fazer uma lista dos itens de que a mamã necessita tanto para o bebé como para si e divulgá-la junto dos convidados, no convite ou colocando a lista numa loja da sua preferência, como a Chuva de Amor, por exemplo. Poderá contactar-nos para esse efeito, aqui

Faz sentido fazer um baby shower para um segundo ou terceiro filho?

Este evento nada mais é do que uma celebração da vida. Por isso, celebre a chegada de um filho como se fosse o primeiro!  Mas isto não quer dizer que o baby shower tenha de ser exatamente igual ao primeiro. Poderá organizar festas com dinâmicas e objetivos diferentes, mas sobre isso falaremos mais à frente.   

Vamos, então, às dicas para organizar um baby shower inesquecível. 

#Dica 1: inclua os homens na festa

Os baby showers são tradicionalmente apenas para mulheres, mas pode fugir à tradição, convidando os amigos do futuro papá. Se optar por seguir esse caminho, tenha em conta os seguintes fatores:

  • Decoração neutra
  • Comida e bebida variadas, para agradar aos mais diversos paladares 
  • Jogos que agradem tanto a homens como a mulheres

#Dica 2: pense fora de casa

Se o tempo estiver bom, leve a festa para fora. Poderá fazer uma churrascada e jogos ao ar livre. 

#Dica 3: prepare um bufete 

Se pretende simplificar ao máximo, sirva a comida sob a forma de bufete, seja ao pequeno-almoço, almoço ou jantar. É bem mais cómodo! 

#Dica 4: mime a futura mamã

Se este é o segundo ou terceiro filho, talvez já não seja necessário tantos artigos para o bebé. Nesse caso, foque-se na mamã e incentive os convidados a levar presentes que lhe podem ser bastante úteis após o parto, nomeadamente: 

  • Pijamas de maternidade
  • Bálsamo hidratante calmante
  • Creme anti-estrias
  • Uma vela e um livro para uma noite relaxante 
  • Um cartão-presente de um restaurante para usufruir de uma refeição especial 
  • Gel reafirmante corporal hipoalergénico e sem parabenos 
  • Um livro de receitas de comida caseira para bebés 
  • Meias de compressão 
  • Massagens, tratamentos de manicure, pedicure ou faciais 

#Dica 5: defina um tema para os presentes 

Em vez de escolher um tema que dita a decoração, porque não agitar as coisas e escolher um tema para os presentes e indicá-lo logo no convite? 

Eis alguns exemplos: fraldas e cuidados com a pele; livros; roupa e pijamas

#Dica 6: faça atividades de artesanato 

Para dar uma reviravolta nas atividades e jogos típicos dos baby showers, porque não fazer artes e ofícios? Esta é uma maneira divertida de passar o tempo e os produtos finais podem funcionar como presentes para a futura mamã. 

Eis algumas ideias: os convidados poderão pintar os cabides para a roupa do bebé, criar tiaras e laços ou decorar letras para pendurar no quarto. 

#Dica 7: torne o baby shower adequado às crianças 

Não é habitual vermos crianças nos baby showers, pelo menos não as crianças mais velhas. Mas esta é a oportunidade perfeita para os futuros irmãos receberem o seu novo irmão ou irmã. 

Ao preparar um baby shower adequado a crianças, não se preocupe muito com os pormenores da decoração e, sim, em torná-lo divertido.

#Dica 8: ofereça palavras encorajadoras à futura mamã

Quem não gosta de uma palavra encorajadora? Especialmente para as mães de primeira viagem, obter conselhos e sabedoria das pessoas mais próximas que já percorreram o caminho da maternidade será um presente inestimável.

Eis duas ideias: 

  • Livro da sabedoria — Peça aos convidados que escrevam uma nota de encorajamento ou alguns conselhos num caderno. Diga à mãe para abrir só depois do nascimento do bebé. 
  • Cesto da sabedoria — Outra ideia é encher um cesto com itens só para a mãe. Podem ser coisas exclusivamente para ela ou coisas que simbolizam a maternidade. Ou pode simplesmente encher o cesto com itens essenciais para bebés.

#Dica 9: peça que os convidados deixem a sua assinatura em objetos  

Em vez de um livro de visitas regular (que, sejamos honestos, os futuros papás podem nunca vir a abrir), peça aos convidados para assinarem algo que eles usarão todos os dias, tais como: 

  • A primeira página de um livro para ler para o bebé
  • Um porta-retrato
  • Um globo decorativo
  • Uma letra de madeira 
  • Uma decoração especial para o berço onde os hóspedes podem deixar a sua impressão digital e assinatura

#Dica 10: incentive os convidados a escrever mensagens nas fraldas

Forneça fraldas aos convidados, preferencialmente da marca preferida dos pais, e marcadores permanentes. Depois, incentive os convidados a escrever mensagens encorajadoras ou engraçadas para a mãe e para o pai. Assim, cada vez que for necessário mudar a fralda ao bebé, é muito provável que ambos se disponibilizem prontamente, pela possibilidade de lerem mensagens divertidas! 

Fontes: 

mustelausa.com

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos