Os benefícios da meditação para crianças
Uma pequena pausa na rotina. Talvez seja apenas isso de que o seu filho precisa para ter mais qualidade de vida. Num mundo tão agitado e repleto de estímulos, apreciar um momento de paz e silêncio é muito necessário e bem-vindo. A meditação pode ajudar a sua criança a alcançar essa tranquilidade, mas não só. Conheça os outros benefícios da meditação, lendo este artigo.
Antes de falarmos dos benefícios da meditação para os mais pequenos, vamos conhecer o significado desta prática.
O que significa “meditar”?
Para nós ocidentais, “meditar” significa, geralmente, o ato de refletir sobre algo. No Oriente, esta prática implica a tradicional e ancestral jornada de autoconhecimento. Ou seja, o homem volta-se para si mesmo e procura descobrir, no centro do seu ‘eu’, o porquê de muitas das suas atitudes, sentimentos, ações e palavras, quando desejaria alimentar emoções distintas das que ele adota no seu quotidiano.
A meditação passa, necessariamente, pela técnica de se concentrar, de direcionar o foco da atenção, através da mobilização da vontade, para um determinado estado de consciência, no qual é acessível o entendimento de si mesmo. Embora o seu exercício seja ligado diretamente à prática das religiões do Oriente, a meditação também pode ser exercida como um recurso psíquico para se atingir o crescimento interior.
Há uma idade certa para começar a meditar?
Não existe uma idade certa para começar a prática da meditação. Se os pais já são adeptos, as crianças podem aderir por imitação por volta de 2 anos. A partir dos 3 anos, costumam começar a acompanhar melhor as instruções das meditações guiadas, mas vale a pena lembrar que o nível (e o tempo de atenção) vai melhorando com a prática. O segredo é não tornar a meditação uma obrigação, mas sim um momento agradável.
Os 3 principais benefícios da meditação infantil
Ajuda a relaxar
Meditar é uma prática prazerosa e relaxante, que pode aliviar as tensões da nossa rotina cada vez mais agitada e sobrecarregada. Com a meditação, a criança aprende a controlar a respiração, a prestar atenção ao que está a sentir no momento e a direcionar as próprias reações. Isso pode ser muito bom para ajudá-la a entender e a aceitar as emoções, deixando-a mais tranquila.
As crianças costumam ter muita energia para gastar e alguns pais escolhem oferecer mais e mais atividades para que elas descarreguem as baterias. Porém, isso muitas vezes tem o efeito contrário: resulta em mais stresse e ansiedade.
Porque não tentar o caminho inverso? Parar uns minutinhos e sentir o mundo ao redor pode ajudar a criança a lidar melhor com os estímulos. Isso trará, com certeza, vários benefícios para toda a família.
Ajuda a melhorar o foco, a concentração e o autocontrolo
A meditação infantil ajuda a criança a concentrar-se no ambiente, no próprio corpo, num som ou num objeto específico. Ao treinar a mente nesse sentido, o seu filho melhorará com certeza a capacidade de concentração e de autocontrolo.
Dessa forma, crianças que se concentram melhor têm mais facilidade para fazer tarefas escolares, prestar atenção às informações e estabelecer relações entre os conteúdos da escola.
Ajuda a entender a sua relação com o espaço e as pessoas
A meditação ajuda a criança a entender a sua relação com o espaço e com as outras pessoas
As técnicas de meditação infantil estimulam na criança a consciência de si mesma e do ambiente. Prestar atenção aos sons em volta, ao lugar que ela ocupa e à posição do próprio corpo ajudam a desenvolver o sentido de espaço e a ter domínio dos movimentos.
Esta prática também incentiva a uma postura acolhedora em relação ao outro. Quando propõe aos seus filhos os exercícios durante a meditação, eles treinam a escuta atenciosa e aberta, um benefício para as habilidades sociais.
Meditação em família: uma excelente forma de fortalecer os laços
Meditar em família pode ser uma boa forma de aliviar as tensões do quotidiano e ter uma relação mais afetuosa e pacífica. Cada vez que as famílias meditam em conjunto tornam-se mais próximas e fortalecidas.
Por isso, já sabe: sempre que possível, coloque a rotina em “pause”, junte a família e descontraiam. Na Chuva de Amor, temos um jogo muito divertido que ajudará miúdos e graúdos a descontrair. Chama-se Yoga For Kids e poderá descobri-lo, aqui!
Fontes: