Gatinhar: um movimento muito importante para o desenvolvimento do bebé
“O nosso filho está a gatinhar!” - uma das frases mais emocionantes para os papás, quando percebem que os seus bebés começam a ganhar alguma independência.
Gatinhar é uma das etapas do desenvolvimento motor da criança. E o que é isto de desenvolvimento motor? O desenvolvimento motor é um processo contínuo durante o desenvolvimento global dos bebés que se manifesta na postura e nos movimentos. Numa única palavra significa: crescer.
Durante este processo, cada bebé tem o seu ritmo, sendo que, em média, começam a gatinhar entre os 6 e os 10 meses. A partir dos 6 meses, a curiosidade dos bebés começa a ser mais do que muita por tudo o que os rodeia e começam a querer movimentar-se.
Estratégias que poderá adotar para estimular o seu filho a gatinhar
- Assegure-se de que o ambiente onde o seu bebé se desloca é seguro.
- Motive-o a ir ter consigo, sente-se à frente do seu pequenino e chame-o.
- Coloque-o a brincar no chão com um tapete de atividades estimulantes.
- Brinque com o seu filho e estimule-o a mudar de posição.
- Coloque os brinquedos do seu bebé à sua frente e incentive-o a chegar até ao brinquedo.
- Mostre entusiasmo a cada progresso e dê-lhe os parabéns por cada etapa superada
Os benefícios de gatinhar
- Desenvolvimento da estabilidade das articulações
Gatinhar ajuda no desenvolvimento das articulações e dos músculos (barriga, costas, ombros, pescoço e braços). Os ombros e os braços ajudam o bebé a impulsionar-se para a frente e os músculos do tronco trabalham para desenvolver uma boa postura.
- Estimulação da comunicação entre os dois lados do cérebro
Movimentos bilaterais ajudam o bebé a formar competências, como atar os sapatos e agarrar um objeto.
- Desenvolvimento da visão binocular
Ao gatinhar, a constante transição entre olhar para baixo e para a frente ajuda o bebé a realizar transições de foco visual.
- Desenvolvimento da interação social
Ao se deslocarem, os bebés começam a procurar os papás e a querer interagir.
- Estimulação do tato
Ao gatinhar, o bebé vai estabelecendo contacto com diferentes texturas, temperaturas, formas e tamanhos, ajudando-o na sua diferenciação.
- Desenvolvimento da coordenação olho-mão
Ao gatinhar, o bebé desenvolve competências para identificar um objeto com os olhos e utilizar as mãos para guiar o corpo em direção a este.
A importância de gatinhar para o seu bebé
Gatinhar é um movimento muito importante para o desenvolvimento motor do seu filho, estimula o corpo e a receção de informação sensorial aos quatro membros.
O processo de começar este movimento é a base para o seu bebé adquirir confiança e força para aprender a andar.
E se o bebé não gatinhar?
Um bebé que não recebe estimulação pode nunca gatinhar. Na maioria das vezes, os mais pequenos começam a gatinhar por iniciativa própria, mas alguns podem precisar de ajuda e o estímulo dos pais poderá ser essencial nesta etapa.
Será que se o bebé não passar pela fase de gatinhar terá algum tipo de problema? Não necessariamente. Cada bebé é único e desenvolve as suas competências ao seu ritmo e isso não significa que ele tenha algum problema ou atraso no desenvolvimento.
Neste sentido, gatinhar é muito importante para o desenvolvimento do seu bebé. Brinque com o seu pequenino, deixe-o mover-se livremente e proporcione-lhe um ambiente seguro!