ENVIOS GRÁTIS EM TODAS AS COMPRAS EM PORTUGAL CONTINENTAL

Yoga para crianças: uma prática divertida e saudável!

Se está à procura de algo novo para entreter os seus filhos, o yoga pode ser uma excelente opção. Além de muito divertido, tem uma variedade de benefícios diferentes para a saúde mental e física. Descubra-os, lendo este artigo. 

A prática do yoga é considerada uma filosofia de vida e teve origem na Índia há mais de 5 mil anos. Por possibilitar o alinhamento entre o corpo e espírito, é mais praticada por adultos, mas pode também ser praticada por crianças e motivos não faltam para incentivar os mais pequenos a praticar esta atividade. 

O yoga ajuda a gerir o stress 

Num mundo stressante como o que vivemos, qualquer coisa que possa ajudar as crianças a relaxar é positiva.

Durante um estudo de 8 semanas na Malásia, os alunos do terceiro ano foram convidados a seguir um programa de ioga. Os resultados concluíram que os participantes desenvolveram técnicas de gestão de stress que os ajudaram a relaxar.

O yoga ajuda a melhorar a concentração 

Às vezes, as crianças têm dificuldade em concentrar-se, com tantos estímulos e tantas coisas novas e interessantes para ver e aprender.

Vários estudos relatam que o yoga pode ajudar as crianças a concentrarem-se de forma mais eficaz.

O ‘Cosmic Kids’, um criador de conteúdo de ioga online para crianças, realizou a sua própria pesquisa após sessões regulares de ioga realizadas em escolas. Segundo esta pesquisa, 96% dos professores viu uma mudança positiva na capacidade de foco dos alunos.  

O yoga incentiva a conexão entre o corpo e a mente 

Com a prática de yoga, as crianças podem tornar-se mais presentes no momento, e cada vez mais conscientes da sua mente e do seu corpo. Isto faz com que consigam gerir as suas emoções mais facilmente, que se tornem mais resilientes e mais confiantes. 

O yoga é bom para aumentar a flexibilidade e a força e melhorar o equilíbrio 

Uma das principais razões pelas quais os adultos praticam yoga é para melhorar a sua flexibilidade. Quando as crianças praticam yoga melhoram não só a sua flexibilidade como também as suas habilidades motoras, aumentam a sua força e equilíbrio. 

O yoga melhora o bem-estar mental 

A saúde mental das crianças tem vindo a revelar-se como uma preocupação cada vez maior por parte dos adultos. Vários estudos concluíram que a prática regular de yoga pode melhorar o bem-estar mental geral de uma criança. Pode ajudar as crianças a lidar com a depressão, bem como com o stresse do quotidiano e a melhorar a sua auto-estima. 

O yoga melhora o sono das crianças 

Se o seu filho sofre de algum distúrbio do sono, poderá considerar pô-lo a praticar yoga, pois a prática regular desta atividade tem um impacto positivo na qualidade do sono. 

O yoga não é uma atividade competitiva 

Um grande benefício do yoga para as crianças é o facto de que elas podem praticá-lo sem o elemento de competição. Ninguém é excluído do yoga, mesmo que não sejam considerados tipicamente “atléticos”. 

O yoga incentiva a empatia e causa um impacto positivo nos relacionamentos

Com a prática do yoga, as crianças obtêm uma forte base ética e moral de respeito por si e pelo próximo, tornando-as em seres mais empáticos no seio escolar e comunidade em geral.  

Por outro lado, as rotinas de yoga e mindfulness para crianças e pais proporcionam uma maneira divertida e significativa de passar o tempo juntos em casa, no jardim ou na praia, por exemplo. 

O yoga pode ajudar a melhorar a memória 

À semelhança da meditação, também o yoga pode fazer coisas incríveis pela memória das crianças. 

O yoga é muito acessível 

Hoje em dia é muito fácil praticar yoga. Além de aulas presenciais, disponíveis um pouco por todo país, também é possível fazer aulas online e no YouTube há também um sem número de vídeos pensados para os mini yoguis. Se o tem o filho tem mais de 3 anos e quer incentivá-lo a praticar yoga, sugerimos que explorem o jogo Flashcards Yoga para Crianças, que poderá adquirir na Chuva de Amor. 

Fontes: 

thegoodbody.com

maemequer.sapo.pt

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos