ENVIOS GRÁTIS EM TODAS AS COMPRAS EM PORTUGAL CONTINENTAL

Benefícios da interação entre crianças e idosos

A infância e o processo de envelhecimento são fases da vida que apresentam desafios distintos, mas têm, pelo menos, um ponto em comum: são as idades da inocência. A interação entre estas duas gerações é benéfica tanto a nível cognitivo, físico ou psicológico. Neste artigo, vamos perceber de que formas é que esta interação pode ser promovida.  

Porque é tão importante as crianças conviverem com os idosos?

Quando se permite a convivência entre crianças e idosos, é possível observar diversos benefícios. Os mais novos, por exemplo, têm a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos com os mais velhos. Além disso, podem receber a atenção e a orientação que necessitam, muitas vezes.

Também é uma boa oportunidade para as crianças compreenderem e aceitarem mais tarde o seu próprio processo de envelhecimento. Por outro lado, as atividades que juntam estes dois grupos etários atuam, ainda, no campo da inclusão.

E, claro, os idosos também saem beneficiados. A interação frequente com as crianças permite criar laços afetivos, ajudando a aliviar a sensação de solidão e isolamento. Isto tem um impacto positivo na saúde mental do idoso.

Uma relação mais próxima com crianças também pode incentivar a praticar exercícios físicos através das brincadeiras. Além disso, o vínculo entre idosos e crianças pode dar-lhes a oportunidade de aprenderem novas habilidades e aumentarem o seu sentido de propósito, bem como ampliar os círculos sociais de ambos.

O que as crianças podem aprender com os idosos?

Um grande benefício desta convivência intergeracional é que as crianças podem adquirir conhecimento. Os idosos podem fornecer uma perspetiva diferente sobre eventos atuais e lições de vida por terem vivido momentos históricos que impactaram as suas vidas. Um benefício adicional é que as crianças podem aprender sobre acontecimentos em primeira mão com alguém que os viveu. Por outro lado, podem suscitar interesse e fascínio por história.

O que os idosos podem aprender com as crianças?

Quando os idosos interagem com as gerações mais jovens, aprendem um conjunto de habilidades completamente novas, enquanto combatem o isolamento. Ambas as gerações entre-ajudam-se a entender o passado e o futuro. 

Como promover a interação entre crianças e idosos?

Eis algumas atividades que podem ajudar a construir e a fortalecer este relacionamento intergeracional:

  • Narrativa: contar histórias é uma atividade que pode ajudar a estabelecer relações entre idosos e crianças. 
  • Atividades manuais: muitas pessoas da terceira idade têm talentos e habilidades que podem ser interessantes para as crianças.
  • Brincadeiras: as brincadeiras podem transformar momentos simples em divertimento tanto para os idosos como para as crianças. 
  • Refeições em família: reservar, pelo menos, um dia da semana para estarem todos juntos à mesa é mais uma forma de criar laços afetivos.
  • Voluntariado: o voluntariado com idosos permite que as crianças sejam ativas e sociais na comunidade, enquanto ajudam um membro potencialmente vulnerável. 

Fontes: 

dupageseniorcouncil.org

geridades.org

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos