Como lidar com opiniões não desejadas durante a maternidade?
Comentários como "o meu filho não era assim" e até observações descontextualizadas como "no meu tempo fazíamos assim", ou mesmo perguntas invasivas como "quando vais ter outro filho?", é algo que todas as mães ouviram quando menos precisavam.
As opiniões não desejadas, além de não darem nenhuma solução, podem facilmente trazer uma sobrecarga emocional, fazê-la sentir-se desconfortável e pressionada e desencadear uma sensação de culpa por não estar "a dar conta de tudo".
Embora não possamos controlar o que os outros dizem, temos o poder de controlar a nossa resposta e o impacto que essas opiniões não desejadas têm sobre nós e sobre a forma como escolhemos educar e criar os nossos filhos.
Então como podemos lidar com o que os outros dizem e manter a nossa confiança?
5 dicas para lidar com opiniões não desejadas
1. Confie na sua intuição:
Enquanto mães conhecemos os nossos filhos melhor do que ninguém. Confie na sua intuição e nas suas decisões, mesmo diante de opiniões não desejadas ou contrárias à sua. Se sente que a sua forma é a correta e resulta, é porque é.
2. Seja assertiva e honesta:
Deixe claro que a opinião não era necessária se ela não oferece uma solução prática. Se a pessoa quer ajudar, pode oferecer sugestões que possam ser implementadas ou apenas apoiar.
3. Não se sinta culpada:
Não se sinta culpada por pedir respeito, espaço, estabelecer limites, dizer que não, por se sentir perdida ou stressada em algumas situações, ou por dizer que não precisa de opiniões não desejadas. O que está a pedir é para se sentir melhor consigo, para poder ser uma melhor mãe para o seu filho.
4. Comunicação aberta:
Se as opiniões não desejadas vêm de familiares ou amigos próximos, tente explicar como se sente em relação aos conselhos não solicitados. Estabeleça um diálogo aberto e honesto para que todos entendam as suas necessidades e limites.
5. Reflexão e autoconhecimento:
Antes de se deixar afetar por um comentário ou, faça uma pausa e reflita. Pergunte a si mesma: "Será que isto reflete realmente o que sinto ou acredito ser o melhor neste momento?".
Permita-se sentir as suas emoções sem culpa e expressar que não está disponível para receber opiniões não desejadas. Se um comentário a magoou, reconheça essa dor, mas não deixe que ela defina a sua autoestima ou a sua capacidade como mãe.
O importante é usar essas emoções como uma oportunidade para fortalecer o seu autoconhecimento e confiança. Além disso, a sua realidade é única e as suas decisões devem ser tomadas com base no conhecimento profundo que tem de si e do seu filho.
Consulte também:
Pós-parto: como superar os desafios das primeiras semanas
Lidar com o regresso ao trabalho após a maternidade
Como superar alguns desafios da amamentação